Confira algumas dicas para limpar o seu imóvel após a enchente
Voltar para o blog

Confira algumas dicas para limpar o seu imóvel após a enchente

Confira algumas dicas para limpar o seu imóvel após a enchente


As enchentes podem causar danos significativos a imóveis, trazendo não apenas água, mas também lama, detritos e uma série de problemas aos móveis.


Realizar uma boa limpeza e higienização após uma enchente é essencial não apenas para restaurar seu lar, mas também para garantir a sua segurança e bem-estar. 

Hoje, a Assunta preparou algumas dicas que podem auxiliar na organização e higienização do seu lar.


1. Limpeza de Casas


Antes de começar, tenha certeza de que a eletricidade está desligada. Verifique a estrutura da casa em busca de danos como rachaduras, pisos soltos ou fios elétricos expostos que possam representar riscos. Após isso inicia a limpeza nesta ordem:


  • Proteção Pessoal: Utilize luvas e botas de borracha para evitar o contato direto da pele com a lama. Sacos plásticos podem ser uma alternativa para proteger as mãos e os pés.
  • Remoção de Água e lama: Utilize baldes, rodos e bombas de água para remover grandes quantidades de água e lama.
  • Desinfecção: Após a remoção da água e lama, desinfete todas as superfícies afetadas com uma solução de água sanitária (1 copo de água sanitária para 20 litros de água). Aplique nas paredes, pisos e superfícies duras e deixe agir por 30 minutos para eliminar bactérias e prevenir mofo.
  • Atenção com insetos: Esteja atento ao remover entulhos e sujeiras, pois cobras, escorpiões e aranhas podem estar presentes.
  • Secagem: Abra janelas e portas para melhorar a circulação de ar.
  • Prevenção de Mofo: Mantenha a casa seca para evitar o crescimento de mofo. Se detectar mofo, limpe imediatamente com uma solução de água e detergente ou um produto específico. Para áreas grandes, considere contratar um profissional.


2. Limpeza de Utensílios Domésticos


Lave panelas, copos, pratos e outros utensílios com água e sabão. Prepare, então, uma solução com 1 copo de água sanitária (200 ml) em 4 copos de água (800 ml). Mergulhe os utensílios na solução por pelo menos uma hora para garantir a desinfecção.


3. Instalação Elétrica, Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos


Água e eletricidade não combinam. Após a água baixar, um eletricista deve revisar a instalação elétrica antes de religar os disjuntores. Fique longe de fios rompidos e evite ligar qualquer aparelho enquanto o local estiver úmido. Para a recuperação destes objetos, siga as dicas:


  • Desmontagem e Higienização: Desmonte os aparelhos molhados e higienize-os adequadamente. A água interna não é o principal problema, mas sim a falta de cuidados pós-enchentes.
  • Secagem: Não tente ligar o aparelho imediatamente. Deixe-o secar completamente após a limpeza.
  • Assistência Profissional: O ideal é procurar um técnico para garantir que a recuperação seja feita corretamente. Muitas cidades oferecem serviços gratuitos de recuperação para vítimas de enchentes. Informe-se localmente.


Avalie se o custo de recuperação é menor do que o de comprar novos itens, mas lembre-se de que móveis e objetos com valor sentimental podem valer o esforço de restauração. 


A recuperação após uma enchente é um processo lento e trabalhoso. Seja paciente consigo mesmo e peça ajuda a amigos, familiares e profissionais quando necessário. 


Juntos, passaremos por todas as dificuldades e nosso estado voltará a sorrir.




Outros posts

  1. Vários pets estão perdidos e desabrigados. Saiba como ajudar e para onde doar!

    Vários pets estão perdidos e desabrigados. Saiba como ajudar e para onde doar!

    Vários pets estão perdidos e desabrigados. Saiba como ajudar e para onde doar!Cerca de 11 mil animais já foram resgatados das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, de acordo com a Defesa Civil. M...

  2. Viagem de fim de ano: como levar cães e gatos?

    Viagem de fim de ano: como levar cães e gatos?

    Viagem de fim de ano: como levar cães e gatos?Levar os animais de estimação para uma viagem é muito gostoso, mas é preciso alguns cuidados básicos para garantir o conforto do pet durante a viagem! Via...

  3. Vantagens de morar em um condomínio de alto padrão em Torres

    Vantagens de morar em um condomínio de alto padrão em Torres

    Vantagens de morar em um condomínio de alto padrão em TorresSegurança, privacidade, infraestrutura e vista para belas paisagens são apenas alguns dos privilégios de morar em um condomínio de alto padr...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Assunta - Inteligência Imobiliária

(51) 3626-2566

Assunta - Inteligência Imobiliária

(51) 3626-2566