5 plantas perigosas para pets
Voltar para o blog

5 plantas perigosas para pets

5 plantas perigosas para pets 


Muitas plantas tóxicas para animais estão presentes no ambiente doméstico, em decoração, vasos e jardins, muitas vezes sem percebermos. 


A toxicidade depende da espécie animal e o grau de nocividade está relacionado à quantidade de substância ingerida ou que tenha entrado em contato com o animal — além da sensibilidade individual de cada espécie.

Vamos conferir as principais espécies e saber como elas podem afetar nossos bichinhos de estimação. 


1 – Lírio

Bastante agressivo em gatos, os lírios levam ao desenvolvimento de insuficiência renal aguda. Os gatos são a única espécie em que a ingestão de lírios está associada ao desenvolvimento de insuficiência renal, podendo ser intoxicados ao ingerir qualquer parte da planta — floresfolhaspólen caule. Normalmente os animais domésticos que não têm acesso à rua também têm maior incidência de intoxicação. Eles podem se atrair pelos arranjos de flores presentes em vasos dentro da casa ou no jardim. A flor, porém, não é tóxica para cães


2 – Azaleias

Considerada uma planta tóxica para cães gatos. As toxinas encontradas nas folhasflores e até mesmo na água que acumula no prato do vaso. Intoxicações mais severas causadas pela ingestão dessa toxina podem levar ao aparecimento de dispneia (dificuldade respiratória) e a problemas no sistema cardiovascular (insuficiência cardíaca).


3 – Espada-de-São-Jorge

Espada-de-São-Jorge é uma planta bastante popular por sua resistência facilidade de cultivo. Contém em sua estrutura as substâncias saponinas, princípios potencialmente tóxicos para caninos felinos. Uma das consequências relacionadas ao contato com as saponinas é o desencadeamento de dermatites, além dos sinais clínicos clássicos de intoxicação por ingestão.


4 – Mamona

Mais uma planta tóxica para cães gatos, a mamona apresenta um componente altamente nocivo chamado "ricina” em todas as partes de sua estrutura (inclusive nas sementes). Responsável por ocasionar a inibição da síntese proteica, a ingestão de uma pequena quantidade de sua semente (somente 30 gramas) já pode ser letal para os nossos amiguinhos de quatro patas.


5 – Comigo-ninguém-pode

Comigo-ninguém-pode também é uma planta tóxica para cães e gatos. Essa espécie contém cristais de oxalato de cálcio que são liberados quando a planta é mastigada ou ingerida. Além dos sinais clínicos de intoxicação por ingestão, pode causar eritema e edema dos lábios, língua, palato e faringe, incluindo também irritação intensa da conjuntiva ocular, resultando em congestãofotofobia lacrimejamento.


Fique atento aos sintomas!

Os sintomas de intoxicação por plantas em animais geralmente causam problemas digestivos, como náusea, vômito, dor abdominal, diarreia e perda de apetite. Eles podem aparecer logo após a ingestão, dentro de uma a três horas, ou mais lentamente, em até cinco dias, dependendo do tipo e quantidade de substância ingerida. Por isso, se você tem um doguinho ou gatinho, fique atento se você possui estas plantas na sua casa e procure deixar fora do alcance deles.


Você busca apartamento à venda em Torres para viver com o seu pet?

Se você quer dar o melhor lar para toda a sua família, venha com a Assunta Inteligência Imobiliária. Nossos corretores vão escolher o melhor imóvel na praia para o seu estilo de vida!

Seja casaapartamentomobiliadosemimobiliado, na planta ou pronto para morar, entre em contato agora mesmo pelo formulário ou venha conversar pelo WhatsAppO melhor de Torres está aqui!




Outros posts

  1. Vários pets estão perdidos e desabrigados. Saiba como ajudar e para onde doar!

    Vários pets estão perdidos e desabrigados. Saiba como ajudar e para onde doar!

    Vários pets estão perdidos e desabrigados. Saiba como ajudar e para onde doar!Cerca de 11 mil animais já foram resgatados das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, de acordo com a Defesa Civil. M...

  2. Viagem de fim de ano: como levar cães e gatos?

    Viagem de fim de ano: como levar cães e gatos?

    Viagem de fim de ano: como levar cães e gatos?Levar os animais de estimação para uma viagem é muito gostoso, mas é preciso alguns cuidados básicos para garantir o conforto do pet durante a viagem! Via...

  3. Vantagens de morar em um condomínio de alto padrão em Torres

    Vantagens de morar em um condomínio de alto padrão em Torres

    Vantagens de morar em um condomínio de alto padrão em TorresSegurança, privacidade, infraestrutura e vista para belas paisagens são apenas alguns dos privilégios de morar em um condomínio de alto padr...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Assunta - Inteligência Imobiliária

(51) 3626-2566

Assunta - Inteligência Imobiliária

(51) 3626-2566