6 Dicas básicas para tornar seu imóvel seguro para os pets
Voltar para o blog

6 Dicas básicas para tornar seu imóvel seguro para os pets

6 Dicas básicas para tornar seu imóvel seguro para os pets


Será que a sua casa está preparada para ser o lar perfeito para o seu cão ou gatinho? Confira agora como ter uma casa segura para pets!



Ter um animal de estimação em casa é uma alegria, mas também é uma grande responsabilidade. Nós precisamos de atenção, tempo de qualidade e cuidados básicos com alimentação e água fresca, mas isso você já sabe.

Hoje eu quero conversar sobre a importância de garantir que a sua casa ou apartamento seja seguro e saudável para os pets.

Para isso, trouxe 6 dicas básicas para você conferir e se certificar que não vai ter nenhum susto com os cuidados do seu aumiguinho ou gatinho.


1- Cuidado com as plantas

Algumas plantas podem ser tóxicas para os animais de estimação, causando desde irritações na pele até problemas mais graves, como convulsões e, até mesmo, situações irreversíveis.

Por isso, é importante estar atento a quais plantas são seguras para cachorros e gatos. Para te ajudar, eu trouxe algumas que devem ser evitadas nos ambientes que os pets vivem:


  • Azaleia
  • Comigo-ninguém-pode
  • Copo-de-leite
  • Espada-de-São-Jorge
  • Hera
  • Lírio
  • Mamona
  • Samambaia

Para você ter certeza que as plantas da sua casa são seguras, o app Petoxins tem um repositório muito completo sobre plantas nocivas para cães e gatos. E, lembre-se, se o pet apresentar qualquer sinal de que a saúde não está bacana, leve imediatamente ao seu médico-veterinário de confiança.


2- Proteja fios elétricos

Os fios elétricos podem ser uma grande tentação para os animais de estimação, especialmente para gatos, que podem acabar arranhando e mordendo-os. E isso é um grande risco de choques elétricos e até mesmo incêndios.

Para evitar esse tipo de problema, é importante proteger os fios com canaletas ou mantê-los fora do alcance dos animais. Isso vale para os cabos de eletrodomésticos, extensões e até carregadores de celular, que às vezes deixamos direto na tomada e pode machucar seu pet.


3- Instale telas de proteção em janelas e varandas

As janelas e varandas podem ser um perigo para os animais de estimação, ainda mais quando falamos dos gatos aventureiros, que podem se arriscar a pular e acabar se machucando ou até mesmo caindo.

Por isso, é essencial telar todo o imóvel, principalmente as janelas e varandas. As telas devem ser resistentes e bem fixadas para garantir a segurança dos animais. Elas não impedem apenas uma queda, mas também o acesso livre à rua, que pode colocar em risco a saúde do seu pet, que pode contrair alguma doença ao ter contato com outros animais.


4- Produtos de limpeza e medicamentos

A curiosidade e energia para brincar são umas das características mais marcantes dos pets. E isso faz a gente explorar os mais diversos cantos da casa.

Por isso, produtos de limpeza e medicamentos devem ficar em locais bem guardados, pois podem ser extremamente tóxicos para os animais de estimação. Dessa forma, opte por armazená-los em armários fechados, em prateleiras altas ou cômodos que fiquem fechados, assim, os animais não podem alcançá-los.


5- Escolha móveis e objetos seguros para os animais

Móveis e objetos podem representar um risco para os animais de estimação, especialmente se tiverem peças pequenas que possam ser engolidas ou se forem muito frágeis e podem quebrar facilmente. 

Para evitar acidentes, analise a instalação dos móveis — especialmente estantes — para ver se estão bem apoiados e fixados. 

Agora, quanto à decoração dos espaços, verifique se os itens podem ferir os pets caso caiam no chão, analise sua composição e peso e, em caso de dúvida, opte por uma decoração mais clean.


6- Como evitar acidentes

Uma grande preocupação que devemos manter é evitar acidentes. Como já falei aqui, algumas coisas são mais pontuais, como cuidar com as plantas e os fios elétricos. Mas a organização e limpeza da casa também auxilia no bem-estar e saúde dos pets.

Manter o ambiente organizado, evitando acúmulo de objetos que possam representar um risco para os animais vai ajudar a evitar situações mais complicadas e, também, a fazer com que os objetos durem mais. Afinal, se o doguinho não consegue roer os objetos de decoração, eles enfeitam a casa por muito mais tempo.

Outra estratégia tem relação com o tédio. É muito comum que os cães e gatos apresentem comportamentos desagradáveis caso se sintam pouco estimulados mentalmente.

Sobre isso, já falamos aqui no blog sobre o enriquecimento ambiental, que é uma forma de nos estimular a “caçar” o nosso alimento, aguçando nossa mente e deixando tudo mais divertido.

Outras opções são os brinquedos interativos para cães e gatos. No caso dos felinos, se você quiser manter seu sofá lindão, não esqueça dos arranhadores. Isso ajuda a evitar que os animais fiquem entediados e acabam se metendo em encrencas.


Seguindo essas dicas, você pode tornar seu imóvel mais seguro e saudável para seus animais de estimação. Lembre-se de que a segurança e o bem-estar dos animais dependem de cuidados e atenção constantes.


Você busca apartamento à venda em Torres para viver com o seu pet?

Se você quer dar o melhor lar para toda a sua família, venha com a Assunta Inteligência Imobiliária. Nossos corretores vão escolher o melhor imóvel na praia para o seu estilo de vida!

Seja casa, apartamento, mobiliado, semimobiliado, na planta ou pronto para morar, entre em contato agora mesmo pelo formulário ou venha conversar pelo WhatsApp. O melhor de Torres está aqui!



Outros posts

  1. Vários pets estão perdidos e desabrigados. Saiba como ajudar e para onde doar!

    Vários pets estão perdidos e desabrigados. Saiba como ajudar e para onde doar!

    Vários pets estão perdidos e desabrigados. Saiba como ajudar e para onde doar!Cerca de 11 mil animais já foram resgatados das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, de acordo com a Defesa Civil. M...

  2. Viagem de fim de ano: como levar cães e gatos?

    Viagem de fim de ano: como levar cães e gatos?

    Viagem de fim de ano: como levar cães e gatos?Levar os animais de estimação para uma viagem é muito gostoso, mas é preciso alguns cuidados básicos para garantir o conforto do pet durante a viagem! Via...

  3. Vantagens de morar em um condomínio de alto padrão em Torres

    Vantagens de morar em um condomínio de alto padrão em Torres

    Vantagens de morar em um condomínio de alto padrão em TorresSegurança, privacidade, infraestrutura e vista para belas paisagens são apenas alguns dos privilégios de morar em um condomínio de alto padr...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Assunta - Inteligência Imobiliária

(51) 3626-2566

Assunta - Inteligência Imobiliária

(51) 3626-2566