05 Dicas para o Sucesso de seu Financiamento Imobiliário
Voltar para o blog

05 Dicas para o Sucesso de seu Financiamento Imobiliário



O financiamento imobiliário é atualmente um dos caminhos mais escolhidos para a aquisição da casa própria e esse procedimento ainda gera muitas dúvidas. Por isso, vamos destacar aqui 5 dicas importantes para a hora do financiamento.


1 – Planejamento

A compra de um imóvel é sempre um momento de muito entusiasmo e alegria. Contudo não deixe a emoção falar mais do que a razão.


Comece buscando um imóvel que seja compatível com a sua renda. Se somos movidos pela emoção, muitas vezes não mensuramos os reais benefícios e contrapartidas de um financiamento imobiliário. Por isso, planeje-se muito bem antes de fechar um contrato.


Compare as condições de financiamento, as taxas de juros, os prazos, tempo de aprovação, entre outros fatores. Não aja por impulso.

As linhas de crédito se diferenciam de acordo com o valor do imóvel, com a quantidade de parcelas, com o valor da entrada, entre outros fatores. Sendo assim, tenha bem definido o tipo de empreendimento que você almeja e como está o seu orçamento.


2 – Simule seu crédito

Definir que tipo de financiamento assumir, não é uma tarefa muito fácil. No entanto, existem instituições que disponibilizam simuladores de crédito em seus sites que auxiliam na projeção da compra.

Ainda no momento de pesquisa, faça a simulação do seu financiamento. Teste as linhas de crédito disponíveis em diferentes bancos. Simule a projeção das prestações, quanto você precisará comprovar de renda para aprovar o valor que está sendo pleiteado no empréstimo, entre outras possibilidades oferecidas pelos simuladores.


3 – Convênios podem facilitar seu financiamento

Algumas instituições financeiras estabelecem convênios com empresas públicas e privadas. Assim, verifique se o local onde você trabalha possui algum tipo de parceria com agentes de crédito que realizam o financiamento habitacional.

Esses convênios oferecem condições diferenciadas de negociação, como juros mais baixos ou prazos maiores, por exemplo. 


4 – Economize tempo separando a documentação necessária

A documentação para financiar um imóvel pode ser providenciada antes da ida ao banco. Mesmo que alguns documentos possam ser solicitados de acordo com cada instituição financeira, de uma forma geral, há várias exigências em comum.


Pesquise quais são esses documentos básicos necessários para tê-los sempre em mãos. Essa atitude pode otimizar o seu tempo agilizando a liberação do financiamento.


5 – O financiamento não deve comprometer mais de 30% do orçamento

Uma vez escolhida a linha de crédito e instituição financeira mais adequada para o seu perfil de compra, fique atento ao valor do financiamento. O empréstimo não deve comprometer mais de 30% do seu orçamento.


A aquisição de um imóvel é um compromisso de longo prazo. Se o imóvel financiado ainda estiver na planta, devem-se levar em consideração os custos com a moradia atual, como gastos com o aluguel, por exemplo.

Uma análise cuidadosa do orçamento pessoal e familiar é fundamental. É importante identificar quanto da sua renda poderá ser comprometida durante o prazo do financiamento.

Procure colocar essas 5 dicas em prática para que esse momento tão especial se torne uma conquista segura e duradoura.

Outros posts

  1. Viagem de fim de ano: como levar cães e gatos?

    Viagem de fim de ano: como levar cães e gatos?

    Viagem de fim de ano: como levar cães e gatos?Levar os animais de estimação para uma viagem é muito gostoso, mas é preciso alguns cuidados básicos para garantir o conforto do pet durante a viagem! Via...

  2. Vantagens de morar em um condomínio de alto padrão em Torres

    Vantagens de morar em um condomínio de alto padrão em Torres

    Vantagens de morar em um condomínio de alto padrão em TorresSegurança, privacidade, infraestrutura e vista para belas paisagens são apenas alguns dos privilégios de morar em um condomínio de alto padr...

  3. Um Shopping no coração da cidade

    Um Shopping no coração da cidade

    Nesta quinta-feira, dia 16, Torres ganhará uma grande atração que irá coroar o franco desenvolvimento que a cidade vem apresentando nos últimos anos: O Vésta Shopping, primeiro Shopping Center da reg...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Assunta - Inteligência Imobiliária

(51) 3626-2566

Assunta - Inteligência Imobiliária

(51) 3626-2566