Copa do Mundo: como ajudar pets com medo de barulho alto.
Voltar para o blog

Copa do Mundo: como ajudar pets com medo de barulho alto.

Copa do Mundo: como ajudar pets com medo de barulho alto


Durante os jogos da Copa é comum a comemoração ser mais animada, até com fogos de artifícios. Veja como curtir os jogos sem estressar seus pets!


A Copa do Mundo é o maior evento esportivo do mundo. E nós, que somos brasileiros, sabemos muito bem o impacto dessa competição, não é mesmo? O país para para ver a seleção jogar. E a cada gol é uma explosão de alegria.

Porém, nessa comemoração, muitas pessoas escolhem demonstrar essa animação com fogos de artifício, cornetas, vuvuzelas, buzinas e gritos, o que pode ser muito problemático para os nossos pets.

Nós já falamos por aqui sobre como cuidar dos animais de estimação na virada de ano. Mas é importante reforçar algumas formas de protegê-los durante os jogos, especialmente nos do Brasil.


Como proteger os pets dos fogos de artifício?

A primeira coisa que vamos tomar cuidado é criar um ambiente adequado para pets dentro de casa. Para isso, temos 3 dicas:


1- Companhia

Se for possível, esteja com o seu pet durante os jogos. Pode ser na sua casa mesmo ou onde você for assistir ao jogo. Isso vai deixar ele mais calmo e seguro.

Além disso, ao ficar sozinho, o barulho dos fogos de artifício pode deixar o cão ou gato muito mais ansioso e estimular um comportamento de fuga, que pode colocar ele em risco. 

Caso seu pet seja epilético ou tenha histórico de convulsões, o barulho pode ser um gatilho para crises. Portanto, ele não deve ficar sozinho. Procure um hotel ou um amigo que já conheça seu pet e possa ficar com ele.


2- Ambiente

A sua casa é o refúgio do seu pet. Então, se você mora em um imóvel com janelas e portas antirruído, já é uma vantagem para o bem-estar do seu animalzinho. Se esse não for o caso, deixe as janelas e cortinas fechadas para diminuir o barulho e a luz dos foguetes.

Uma dica é criar um espaço com a caminha, cobertas, brinquedos e petiscos para ele entender que o barulho não é uma ameaça. Você também pode deixar ele no menor cômodo da casa, que possa ser fechado e não tenha como escapar ou se machucar. Lembre-se: em hipótese alguma deixe seu pet de coleira ou acorrentado.


3- Cuidados físicos

Existem algumas medidas que você pode adotar para ajudar no bem-estar do seu animal de estimação.

Por exemplo, você pode colocar algodão parafinado (hidrófobo) no ouvido do pet para diminuir o incômodo com os estouros de foguetes. Use essa técnica somente quando o jogo começar e retire assim que acabar a comemoração.

Existem também fones de ouvido e protetores de orelha próprios para cachorros.

Os canadenses desenvolveram uma técnica de atar o cão com um pano para estimular a circulação sanguínea, isso ajuda a diminuir a tensão e irritabilidade. Converse com o seu veterinário de confiança sobre como fazer isso sem machucar o seu bichinho.

Outra dica é colocar música suave para o pet, pois isso transmite segurança e ameniza o susto com os ruídos. Existem algumas playlists específicas para cachorros e gatos, basta olhar no YouTube e até no Spotify (ou similar).

A dica final é não colocar roupinha temática. Lembre que estamos quase no verão, isso significa temperaturas mais elevadas em Torres. E a roupinha pode deixar seu pet muito desconfortável e com calor.


Como treinar meu pet que tem medo de fogos?

Um dos meios mais efetivos para o seu pet ficar tranquilo com os foguetes das comemorações dos jogos é o adestramento. E a nossa recomendação é seguir a linha de reforço positivo, a maneira mais agradável de ensinar e aprender.

Adestrar o seu animalzinho é aprender a se comunicar com ele. Aqui é muito legal dizer que nossos amiguinhos conversam muito com a linguagem corporal, as chacoalhadas, bocejos e olhares. E entender isso vai melhorar muito a relação entre tutor e pet.

Então vamos falar sobre quais treinos podemos fazer para ajudar nossos pets a ficarem mais à vontade com barulhos altos:


Dessensibilização

O ideal é fazer esse treino antes do dia do jogo, para o seu pet já ir se acostumando com o barulho. Você pode fazer um pouquinho por dia, sempre respeitando se ele está confortável ou não. 

O treino é simples: pegue um vídeo de fogos de artifícios com som e deixe bem baixinho. Coloque o seu pet no mesmo ambiente do barulho e veja como ele se comporta. Enquanto isso, aproveite para brincar, dar petiscos e fazer os treinamentos de sentar, deitar e qualquer outro que ele já conheça.

Isso mostra para o seu pet que o barulho não é um problema e faz ele associar o som com coisas boas, como a brincadeira e os petisquinhos.

Vá aumentando a intensidade do treino conforme o seu pet demonstra estar confortável: suba o volume do vídeo até chegar ao volume real dos fogos. Lembre, somente se seu animalzinho estiver à vontade. Não tenha pressa.

Outra dica é fazer uma festa toda vez que tiver um foguete. Pode parecer estranho, mas se ele perceber que o som alto é motivo de alegria, ele vai ficar tranquilo.

Esse treino é simples, mas muito importante para a saúde mental do seu pet. E pode ser feito para casos de medo de barulho de moto, caminhão e qualquer som alto. 

Lembre-se, procure ajuda profissional sempre que necessário para ter um relacionamento cada vez melhor com o seu melhor amigo!


Você busca apartamento ou casa em Torres?

Venha com a Assunta — inteligência imobiliária, escolher o melhor apartamento ou casa na praia para a sua família.

Se você procura um lar mobiliado, semimobiliado, casa, apartamento, na planta, pronto para morar ou até um terreno para construir seu sonho, entre em contato agora mesmo pelo formulário ou venha conversar pelo WhatsApp

O melhor de Torres está aqui.

Outros posts

  1. Vários pets estão perdidos e desabrigados. Saiba como ajudar e para onde doar!

    Vários pets estão perdidos e desabrigados. Saiba como ajudar e para onde doar!

    Vários pets estão perdidos e desabrigados. Saiba como ajudar e para onde doar!Cerca de 11 mil animais já foram resgatados das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, de acordo com a Defesa Civil. M...

  2. Viagem de fim de ano: como levar cães e gatos?

    Viagem de fim de ano: como levar cães e gatos?

    Viagem de fim de ano: como levar cães e gatos?Levar os animais de estimação para uma viagem é muito gostoso, mas é preciso alguns cuidados básicos para garantir o conforto do pet durante a viagem! Via...

  3. Vantagens de morar em um condomínio de alto padrão em Torres

    Vantagens de morar em um condomínio de alto padrão em Torres

    Vantagens de morar em um condomínio de alto padrão em TorresSegurança, privacidade, infraestrutura e vista para belas paisagens são apenas alguns dos privilégios de morar em um condomínio de alto padr...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Assunta - Inteligência Imobiliária

(51) 3626-2566

Assunta - Inteligência Imobiliária

(51) 3626-2566