4 Dicas fundamentais para que seu pet seja feliz em apartamento
Voltar para o blog

4 Dicas fundamentais para que seu pet seja feliz em apartamento

4 Dicas fundamentais para que seu pet seja feliz em apartamento

Ter animais de estimação em apartamento é uma delícia! Veja como criar uma rotina ideal para o seu parceirinho ser muito saudável e feliz.

A sociedade evoluiu muito na relação humano-animal nas últimas décadas, especialmente quando pensamos em gatos e cachorros. Antigamente, era muito normal que eles tivessem a função de protetores, tanto do imóvel quanto dos moradores e até dos estoques de alimentos.

Hoje em dia, eles dormem na cama — seja na nossa ou deles —, comem ração superpremium e até têm paladar seletivo, não é mesmo?

Brincadeiras à parte, essa mudança impactou profundamente a vida humana. Hoje em dia, nós pensamos na nossa casa considerando as necessidades dos nossos amigos de quatro patas.

Afinal, dividir a nossa rotina e vida com animais de estimação deixa tudo muito melhor. 

E é muito possível criarmos eles em apartamento, independente da metragem, de forma harmoniosa e muito saudável.

Pensando nisso, nós da Assunta — Inteligência Imobiliária, trouxemos este conteúdo para você ver dicas simples e diretas que vão melhorar a qualidade de vida do seu pet e deixar ele muito mais feliz do que já é!

Confira os 4 itens essenciais que vão deixar o seu apartamento perfeito para o seu animal de estimação ser feliz


1 — Segurança para pet em apartamento

Em primeiro lugar, devemos falar sobre o que precisamos estar atentos ao trazer um pet para morar conosco. Afinal, é melhor prevenir do que remediar.

Alguns dos cuidados básicos e universais são: 


  • deixe medicamentos e produtos de limpeza em lugares fechados e altos, como armários, para dificultar o acesso dos bichinhos;
  • se o seu apartamento tem piscina, ofurô ou algum espaço com água, lembre de colocar uma proteção para evitar que o animal caia lá dentro;
  • caso tenha escada, certifique-se que o pet consegue subir e descer sem dificuldade. Algumas raças de cães não se dão muito bem com elas, então é melhor colocar um portãozinho.

Para gatos temos um cuidado especial. É essencial que todas as janelas, sacadas e qualquer espaço que eles possam usar para sair de casa estejam telados

Isso vale até para aqueles lugares que a gente acha impossível deles passarem. Por exemplo, verifique se sua churrasqueira tem um fechamento na chaminé, isso ajuda a não voltar fumaça e ao bichano não escalar para fora.

Se você passa muito tempo do seu dia fora de casa, uma opção interessante é instalar uma câmera pet em alguns ambientes. Assim você consegue ver como está o seu pet da tela do seu celular. 


2 — Exercícios são fundamentais

Uma coisa muito importante para garantir a qualidade de vida do seu pet é criar rotina de atividade física.

Um dos privilégios de viver em Torres é poder caminhar à beira-mar sempre que quisermos. E os nossos amiguinhos também adoram andar na areia e até nadar no mar. 

Mas esse não deve ser o único tipo de exercício para eles — nem para nós!

Sair para passear é essencial. Isso ajuda a diminuir a ansiedade, estresse e estimula o corpo e a mente. Nossa dica é sair pelo menos uma vez por dia e sempre fazer um trajeto diferente.

Se você mora em um condomínio que tenha um pet place, aproveite para levá-los várias vezes ao dia. Pode ser um passeio mais curto, o importante é ter contato com o ar puro e, se possível, outros animais.

Ah, gatos também podem sair para passear. De guia e tudo! Já adiantamos que o passeio deles é diferente dos cachorros: é mais lento e tem que ser no ritmo deles.

Antes de começar a passear com o seu gato, é interessante conversar com um médico-veterinário especialista em felinos, ele pode te passar algumas dicas de como adaptá-los a passear de guia e cuidados no passeio.

Dentro de casa, os exercícios podem ser pequenos treinamentos, como ensinar a sentar, deitar e rolar, isso estimula a mente deles e aproxima o animal do tutor.


3 — Enriquecimento ambiental

Deixar o ambiente mais interessante para os pets é muito importante para a saúde deles. Esse é o princípio do enriquecimento ambiental.

Essa é uma forma muito importante de deixar nossos amiguinhos mais entretidos durante o dia, especialmente se passamos o dia todo fora de casa.

Para começar, procure alguns brinquedos que promovam o enriquecimento alimentar. São itens que vão distribuir comida a partir da interação do animal. 

Ou seja, eles vão se esforçar pela comida, isso os deixa mais ativos e evita que fiquem com fome durante o dia.

Uma dica é evitar deixar comida disponível nos portinhos durante o dia todo, isso pode estimular um comportamento compulsivo ou o desinteresse pela ração. 

Uma dica muito interessante para gatos é o enriquecimento vertical. 

Ter uma estante que eles possam escalar e ver a casa de cima, ou instalar móveis específicos para gatos nas paredes e na sacada vai melhorar muito a qualidade de vida deles. 

Ah, e não esqueça dos arranhadores, senão quem sofre é o sofá!


4 — Um espaço para chamar de meu

Assim como nós gostamos de ficar em uma poltrona ou sofá confortável para ler, desestressar e relaxar, nossos pets também precisam de um cantinho só deles.

Uma dica é colocar a caminha deles, com os brinquedos, cobertinhas e tudo o que eles tiverem em um espaço calmo, de tamanho adequado e seco. Lembre-se de deixar bem confortável e quentinho.

Para gatos é interessante criar uma toca. Pode ser uma casinha específica para isso, uma caixinha de transporte bem coberta ou até um espaço dentro de armários. Procurar um buraco para se esconder e dormir é instintivo e necessário para eles terem uma vida boa.


Essas dicas são possíveis de aplicar em qualquer tipo de apartamento. E colocando elas em prática o seu pet vai ser muito feliz. Não tem erro!


Você busca apartamento em Torres ideal para pet?

Venha com a Assunta — inteligência imobiliária, escolher o melhor apartamento na praia para a sua família.

Se você procura um lar mobiliado, semimobiliado, casa, apartamento, na planta, pronto para morar ou até um terreno para construir seu sonho, entre em contato agora mesmo pelo formulário ou venha conversar pelo WhatsApp

O melhor de Torres está aqui.

Outros posts

  1. Vários pets estão perdidos e desabrigados. Saiba como ajudar e para onde doar!

    Vários pets estão perdidos e desabrigados. Saiba como ajudar e para onde doar!

    Vários pets estão perdidos e desabrigados. Saiba como ajudar e para onde doar!Cerca de 11 mil animais já foram resgatados das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, de acordo com a Defesa Civil. M...

  2. Viagem de fim de ano: como levar cães e gatos?

    Viagem de fim de ano: como levar cães e gatos?

    Viagem de fim de ano: como levar cães e gatos?Levar os animais de estimação para uma viagem é muito gostoso, mas é preciso alguns cuidados básicos para garantir o conforto do pet durante a viagem! Via...

  3. Vantagens de morar em um condomínio de alto padrão em Torres

    Vantagens de morar em um condomínio de alto padrão em Torres

    Vantagens de morar em um condomínio de alto padrão em TorresSegurança, privacidade, infraestrutura e vista para belas paisagens são apenas alguns dos privilégios de morar em um condomínio de alto padr...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Assunta - Inteligência Imobiliária

(51) 3626-2566

Assunta - Inteligência Imobiliária

(51) 3626-2566